Masculinidade Tóxica

~.
.
A masculinidade tóxica é um tema que tem vindo a ganhar espaço na esfera pública, por isso decidi trazer o meu testemunho. Para os que desconhecem este termo, ele está relacionado com o conjunto de estereótipos que definem o que é um “verdadeiro homem/macho”.
Desde miúdo que fui vítima do impacto deste estereótipo na nossa sociedade. Sempre brinquei tanto com brinquedos de “menino” como de “menina”, sempre me dei bem com raparigas, nunca gostei de jogar à bola. Eu era o alvo perfeito para ser chamado de “paneleiro”, “gay” ou “maricas”. Chegou a uma altura da minha vida em que sempre que eu chegava a um novo grupo, eu já sabia que era uma questão de tempo até alguém gozar comigo. Eu acabei por me habituar. A minha autoestima estava destruída e não acreditava que alguma vez pudesse ter amigos de verdade. Eu achava que todas as pessoas que não gozavam comigo na minha cara, provavelmente faziam-no nas minhas costas. No entanto, com o passar do tempo, também comecei a reparar que grande parte dos rapazes à minha volta pareciam estar constantemente a tentar esconder alguma coisa, pareciam incapazes exprimir um pingo de emoção.
Eu, que nunca tive grandes problemas em expressar-me, fui gozado toda a vida por isso, porque não me encaixava no “guião”. Por outro lado, a maioria dos homens à minha volta estavam quase destruídos a nível emocional à custa de todo o esforço que faziam na tentativa de seguir este “guião”. Infelizmente, o objetivo de ser machão da forma como descreve o “guião” é inalcançável para qualquer ser humano com sentimentos e a maioria dos homens acaba por viver preso numa espécie de farsa, em que os prazeres que sentem na vida só são legítimos se corresponderem ao que é suposto dar-lhes prazer. Os homens são desde miúdos vítimas da masculinidade tóxica e, apesar da grande parte dos homens viver esta realidade de forma mais ou menos “pacífica”, também são muitos aqueles que devido a toda esta pressão de seguir o “guião” acabam por desenvolver problemas graves a nível psicológico.
Não existe uma maneira de se ser homem! Está nas mãos de todos mudar esta situação!
~Zé

Comentários