‘’A arte não é feita para decorar paredes. A arte é uma arma, é a defesa contra o inimigo.’’ (trad.livre)~ Pablo Picasso
.
A ‘’Guernica’’ de Pablo Picasso é um manifesto contra a guerra e violência vivida na época moderna. A obra feita em 5 meses no ano de 1937 conta com a altura de 3,50 metros por 7,76 metros de largura, uma obra gigante produzida no estilo cubista que pode ser vista no ‘’Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia’’ em Madrid.
Guernica
Nesta altura do século XX a europa vivia um período de ascensão de partidos de extrema-direita. Espanha não escapou a isso e estava perante uma guerra civil entre franquistas e a Frente Popular. Durante este período, nazis usaram a guerra civil espanhola para testar as suas bombas e os seus pilotos, tendo então bombardeado em 1937 Guernica, uma pequena cidade no norte de Espanha. Neste ataque terrorista morreram aproximadamente 1600 inocentes. Com pouco apoio militar a Frente Popular acabou por perder a guerra. Em 1939 começou a ditadura franquista que só teve fim em 1975.
Escombros da cidade de Guernica.
A pintura de Picasso é hoje em dia uma das maiores representações dos horrores da guerra, a obra consciencializou milhões de pessoas sobre a realidade da violência. Isto é a prova viva de que a arte é um dos principais instrumentos de luta e tem de ser usada. A arte por vezes ultrapassa qualquer discurso político por não só expressar palavras, mas também sentimentos e é isso mesmo que nos move.
Picasso a pintar a Guernica.
~Matilde
Comentários
Enviar um comentário