Eutanásia.

"Os direitos não te limitam!"~
.
Neste artigo do PÚBLICO estão as diversas propostas que vão ser consideradas no debate sobre a eutanásia que irá ocorrer amanhã no parlamento (https://www.publico.pt/2020/02/11/infografia/eutanasia-partidos-propoem-426).
.
Sou contra um referendo quanto à eutanásia e a favor da despenalização. A eutanásia é um direito, não vai limitar ninguém, vai apenas abrir a oportunidade de uma morte digna para aqueles que não querem passar os últimos dias a definhar. Só devem ser objetos de referendo temas que realmente afetem a maioria da população e não foram claramente discutidos durante o período de campanha, como uma possível saída da UE. A eutanásia traz apenas uma opção. Não é por se legalizar a eutanásia que todos os doentes terminais têm de realizar este processo.
Mas claro, a despenalização da eutanásia não diminui a importância do investimento nos cuidados paliativos. Todos os que desejarem prosseguir a sua vida na doença devem poder fazê-lo com o menor sofrimento possível. Para além disso, qualquer que seja a proposta aprovada, terá de ser concreta/objetiva quanto a quais os indivíduos que poderão proceder à morte assistida, este não pode ser um tema deixado no campo da subjetividade.
A eutanásia é um tema quanto ao qual é difícil legislar, mas não é por isso que não se deve fazê-lo. Precisa de ser feito e precisa de ser bem feito.
Não entendo os que se opõe à eutanásia pela mesma razão que não entendo os que se opõe ao aborto. Não é por não considerarmos proceder a qualquer um dos dois que devemos impedir outros de o fazer.
~Zé

Comentários