A magia dos filmes Ghibli.

“We each need to find our own inspiration, Kiki. Sometimes it's not easy."~ Ursula in "Kiki, a Aprendiz de Feiticeira" de Hayao Miyazaki
.
Comecei a ver os trabalhos dos estúdios Ghibli muito tarde, com 16 anos vi ‘’O meu vizinho Totoro’’ e a partir daí este mundo nunca mais me foi indiferente. O que mais me entusiasmou nos filmes foi o humanismo e a beleza em cada fala e em cada frame, a magia misturada com a natureza humana fez-me ficar rendida. Fiquei perplexa e apaixonada com o ‘’vazio’’ presente em cada obra onde se vê apenas paisagens, refeições e detalhes que nos dizem tanto sobre cada personagem, cada universo.
Outro aspeto que me chamou à atenção foi a presença forte de figuras femininas. Todas as protagonistas dos filmes Ghibli são independentes, fortes, corajosas e normalmente procuram independência, autoreconhecimento, confiança, etc… Nestas obras raramente se vê a necessidade de um romance, as personagens femininas e masculinas ajudam-se e inspiram-se mutuamente e é pouco notória a diferença de comportamento entre géneros. Algo também muito interessante nos filmes é que apesar da cultura japonesa, aliás a cultura mundial, estar impregnada de machismo, as mulheres da Ghibli não só aparentam ter a idade que têm, mentalmente e fisicamente, como também nunca são sexualizadas. As heroínas Ghibli são mulheres que apesar de estarem rodeadas muitas vezes de magia procuram coisas que todos procuram ao longo da vida.
Nas obras do estúdio Ghibli a diferença entre o bem e o mal é muito leve, pois ‘’os dois lados’’ são sempre bastante aprofundados e são sempre apresentados argumentos que nos fazem compreender o porquê das personagens serem como são. Recomendo vivamente a exploração de todo este belo universo.
~Matilde

 Now on sale: The Kiki's Delivery Service Broom, officially ...

Comentários