Incêndios na Austrália, 2019

“É simpático as pessoas enviarem os seus sentimentos à Austrália, mas temos de fazer melhor que isso”~Joaquin Phoenix na cerimónia dos Globos de Ouro.
.
A área ardida na Austrália já ultrapassa o total da área florestal em Portugal. Perante o cenário devastador dos incêndios, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrisson, pediu aos australianos que mantivessem uma posição otimista e que celebrassem o facto de viver no melhor país do mundo. Morrisson já foi alvo de bastantes críticas devido à sua inação perante os incêndios e as alterações climáticas (é importante lembrar que a Austrália foi um dos países que mais contribui para que não se concretizassem avanços significativos na COP25 em Madrid).
Como é que é possível pedir otimismo quando até na Nova Zelândia, a 2000km de distância, se sentem os impactos destes incêndios? A nossa equipa gostaria de relembrar ao Sr.Primeiro-Ministro que enfrentar os incêndios não é como participar no Masterchef, perante situações como esta não basta um sorriso na cara e mão para a cozinha. O otimismo extremo australiano não é a resposta para o problema dos incêndios. São precisas ações concretas no combate aos incêndios e acima de tudo às alterações climáticas, de forma a evitar que catástrofes desta dimensão ocorram de novo. Chega de inação, a nova década não é uma boa altura para se ser otimista. Chegou a hora de agir!
~Zé


Iniciativa arrecada doações em criptomoedas para auxiliar vítimas ...

Fumaça de incêndios na Austrália faz geleiras da Nova Zelândia ...
Nas montanhas na Nova Zelândia, onde chegaram as cinzas dos incêndios australianos, que escureceram a neve.

Comentários