1984

“Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força”~ George Orwell in "1984"
.
"1984" de George Orwell foi publicado no dia 8 de Junho de 1949. A obra segue a vida de Winston Smith, um cidadão de Oceânia onde se vive num frequente clima de guerra e sob um regime duro e inquestionável. O Grande Irmão (Big Brother na versão original), o líder invisível desta sociedade, controla as pessoas através do medo, de espiões, câmaras, microfones, etc...Todos aqueles que desrespeitam o Estado são eliminados. Durante a leitura somos apresentados a um distopia marcada pela manipulação do passado, guerra, revolução, etc...
Foi daqueles livros que ao início achei absurdo, aquele mundo era uma possibilidade impossível, mas à medida que fui lendo percebi que o mundo de "1984" é apenas uma sátira da nossa sociedade atual. Foi uma obra que me mudou e que mudou tudo à minha volta, o meu ceticismo aumentou e, infelizmente ou felizmente, já não acredito nem no homem mais sábio. Fez-me duvidar de uma revolução onde o bem prevaleça. Fez-me duvidar do próprio livro.
Ler este livro aumentou o meu desejo de fazer jornalismo, de mostrar a realidade às pessoas: "jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Tudo o resto é publicidade."
A leitura devia ser obrigatória, porém percebo porque não o é. Todo o livro pode afetar o nosso sistema que em muitas coisas se assemelha com o descrito em "1984". Uma das grandes mensagens que retirei da obra foi: a resposta normalmente é óbvia e a luta está em não fugir do que é óbvio. A inteligência não está no saber, mas sim no saber o que não se sabe.
~Matilde

BIG BROTHER IS WATCHING YOU GLOSSY POSTER PICTURE PHOTO 1984 funny ...

Comentários