NÃO ao novo aeroporto!!

"Uma solução de curto-prazo, sem futuro, para responder apenas a uma necessidade imediata”~Joaquim Santos (autarca do PCP)
.
Ao mesmo tempo que saímos à rua pelo clima, vemos na televisão a aprovação do projeto para o novo aeroporto do Montijo, um projeto com impactos ambientais incalculáveis.
O investimento dirige-se para a forma mais poluente de deslocação, o avião, ao mesmo tempo que temos uma rede de transportes públicos a precisar de grandes investimentos.
Andar de avião é algo cada vez mais "descartável", as pessoas vão a Roma, não por quererem muito ir ao Coliseu, mas porque a viagem estava a 30€ ida e volta. É esta a distopia capitalista em que vivemos. Pode ser mais barato ir a Roma de avião, do que ir para Braga de autocarro.
Ontem saiu no Público um artigo com o seguinte título: "Cientistas alertam para quatro graves falhas no estudo (ambiental) sobre o aeroporto do Montijo". O risco de inundação devido à subida do nível médio do mar, a perigosidade sísmica, a suscetibilidade a inundação por tsunami e o aumento das emissões de gases com efeito estufa, são estes os riscos associados ao novo aeroporto.
E tudo isto para quê? Olhamos à nossa volta e vemos Lisboa corrompida pelo turismo. Não sou nacionalista, nem nada que se pareça. Nem digo para acabar com o turismo. Defendo sim um desenvolvimento sustentável nesta área e não é isso que se tem verificado.
A construção do aeroporto do Montijo é uma ameaça ao bem estar ambiental e serve apenas para responder à onda do "Lisboa está na moda". Mas senhor ministro, as modas passam, mas o aeroporto e a destruição ficam.
~Zé

Comentários