Opinião sobre "A Vegetariana" de Han Kang.

"É o teu corpo, podes tratá-lo como quiseres. É a única coisa em que és livre de fazer o que quiseres. E nem sequer nisso te dão liberdade."~in A Vegetariana de Han Kang.
.

A obra conta-nos pelos olhos de outros a história de Yeong-hye, uma mulher coreana, adulta, que a certo ponto da sua vida decide virar vegetariana. A maneira como faz esta transição e como os que estão à sua volta lidam com esta mudança é o tema central do livro. Esta decisão não é aceite pela família de Yeong-hye, que tenta a todo o custo fazê-la regressar à sua dieta anterior. O percurso da história é de tal forma extremo que Yeong-hye acaba por ser internada num hospital psiquiátrico. No final tudo o que a personagem principal deseja é transformar-se numa árvore.
Trata-se de um livro que aborda temas como a violência doméstica, a posição da mulher na sociedade asiática, o vegetarianismo e a demência.
É realmente uma história marcante e escrita de forma a se tornar viciante...é de génio a forma como Han Kang escreve e aborda todos estes temas.
.
Han Kang (1970- ) é uma escritora da Coreia do Sul. O livro "A Vegetariana" valeu-lhe o Prémio Internacional Man Booker em 2016.
~Zé




Comentários